HISTÓRICO

“O amor descobre coisas grandes, onde outros nada enxergam”  Frossard

A Escola de Ensino Fundamental São Benedito foi fundada no início do século XX, (1º de setembro de 1909) pelo Monsenhor Constabile Hipolito a pedido de uma modesta senhora de cor negra Luciana Lealdina de Araújo, a “Mãe Luciana”, que tinha o sonho de acolher e amparar crianças órfãs e carentes. Era natural de Porto Alegre, uma peregrina do amor humano; recentemente havia fundado um orfanato em Pelotas, vindo, então, em 1908 para Bagé onde vestiu a nudez, deu de comer à fome, transformou sua existência em tecido de serviços em prol das crianças órfãs. O amor foi a sua fascinação semeando uma nova paisagem espiritual em Bagé. Para manter esta Obra, nos seus primeiros anos, ela não poupou sacrifícios e realizava seu trabalho contando com a generosidade do povo bageense junto ao qual angariava recursos para sustentar as crianças do Orfanato.

Após ter dirigido a Obra por 10 anos, em 1919 entregou-a aos cuidados das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, Congregação Religiosa que, através da Sociedade Educação e Caridade, a mantém erguida e reconhecida pela comunidade bageense.

No decorrer dos anos a Instituição foi se adequando às novas exigências da comunidade local, em conformidade com as leis, transformando-se em Escola de Ensino Fundamental São Benedito que atualmente mantém o ensino regular, oferecendo, também, turno integral.